Pesquisar

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mensagem das Estrelas



SIDEREUS NUNCIUS


Imagem extraída de wikipedia.org/wiki/Galileu





Enviado por Eloir De Carli

Galileu Galilei



      Galileu Galilei (Itália, 1564 – 1642) ocupa a décima segunda posição no critério de Michael H. Hart autor do livro As 100 Maiores Personalidades da História, Editora Difel, 2003 (ainda estou lendo) devido a sua importância histórica.  Galileu, na sua juventude, dedicou-se à literatura tendo escrito sobre Dante e Tasso. Em 1581, observando as oscilações dos lustres da Catedral de Pisa, definiu a Lei do Isocronismo das Oscilações do Pêndulo. Foi aluno do curso de Medicina da Universidade de Pisa no período de 1583 até 1585 quando abandonou o curso, devido ao seu interesse pelas obras de Euclides e Arquimedes.

     Nessa época, a invenção da balança hidrostática e a determinação do centro de gravidade dos sólidos concederam-lhe a nomeação para professor de matemática na mesma Universidade. No entanto, as Universidades do século XVI tinham um currículo elementar desta disciplina, assim o que Galileu lecionava hoje seria classificado como física ou astronomia ou aplicação à engenharia (Boyer, Carl B. A História da Matemática, 1996).

        Em 1609 tomou conhecimento sobre a construção do primeiro telescópio, interessou-se pelo projeto e construiu um telescópio que o levou a realizar importantes descobertas astronômicas, como por exemplo: os satélites de Júpiter, as manchas do Sol, a rotação do Sol sobre o seu eixo, as fases de Vênus (converteu-o ao Sistema Heliocêntrico de Copérnico). Galileu registrou todas as suas descobertas no livro Sidereus Nuncius (Mensagem das Estrelas) de 1610. No ano seguinte, esta obra levou-o a se explicar perante os sensores da Igreja Católica que o acusaram de herege, por seu texto ser incompatível com os ensinamentos religiosos. Galileu não foi condenado, mas teve que assinar um decreto de inquisição em 1616 onde declarou que o Sistema Heliocêntrico era meramente hipotético.

   Intencionado a derrubar a Física de Aristóteles e estabelecer a Matemática como fundamento das Ciências Exatas, publicou em 1623 o livro Saggiatore (O Ensaiador). Em 1632 publicou Dialogo Dei Massini Sistemi (Diálogo Sobre os Grandes Sistemas do Universo) obra na qual ele retornou a defender a hipótese copernicana. Novamente, ele foi acusado e desta vez condenado por heresia a prisão domiciliar e proibido de publicar livros, em 1633. Devido a esta ocorrência, reza a lenda que Galileu respondeu dizendo “Eppur si muove” (No entanto, ela se move).
    Galileu criou uma nova física para poder explicar as novas descobertas, comprometeu o prestígio de Aristóteles (que concebia a matemática como algo celestial) estabelecendo o experimento e a formulação matemática do resultado da experiência como fundamento das ciências exatas. Foi um polêmico autor que escrevia de modo simples e irônico. Durante uma visita à Universidade de Pádua, no ano de 1982, o papa João Paulo II retirou as acusações de heresia feitas pela Igreja Católica contra Galileu. (Larousse Cultural, 1988)

Referências Bibliográficas
BOYER, Carl B. História da Matemática (A History Of Mathematics, 1991), 2a edição. Editora Blucher Ltda, São Paulo, 1996.
DONATO, Hernâni. Galileu – O Devassador do Infinito. Coleção Os Grandes Pensadores e a História. Editora Ediouro, Rio de Janeiro, 1971.
GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL, Vol 4 de 8 volumes. Editora Universo Ltda, São Paulo,1988.