Pesquisar

domingo, 14 de abril de 2013

La Géométrie de Cartesius





A LEITURA DO MUNDO PELA
GEOMETRIA ASSOCIADA À ÁLGEBRA

         Com o intuito de ilustrar a sua obra - Discours de la Méthode de Bien Conduire sa Raison et Chercher la Vérité dans les Sciences, de 1637 (Discurso do Método Para Bem Conduzir a Própria Razão e Procurar a Verdade nas Ciências) - o matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650) apresentou La Géométrie como o primeiro dos três apêndices do seu Discours. O Discurso do Método é considerada a obra que marcou o nascimento da Filosofia Moderna, na qual Descarte defende o Método Matemático como sendo o modelo para a aquisição de conhecimento em todos os campos da Ciência.



Imagem extraída de WikiPédia 


      La Géométrie constitui a base da Geometria Analítica também conhecida como Geometria Cartesiana. No século 17 a Europa vivia o auge das descobertas e conquistas ultramarinas e um protestantismo exacerbado, enquanto que o pensador criara as rotas dos navegadores na nau de Maurício de Nassau (1604-1679), brindando as primeiras flechas do que atualmente não apresenta semelhança com La Géométrie.

          Conterrâneo e contemporâneo de Descartes foi o matemático Pierre de Fermat (1601-1665) que se dedicava à Matemática de modo recreativo. Ele escreveu a obra  Locos Planos et Solidos Isagoge (Introdução aos Lugares Planos e Sólidos) que serviu também como base para a criação da Geometria Analítica. O trabalho de Fermat foi escrito antes de 1637 que foi o ano de publicação do Discours de Descartes, e publicada somente em 1679. Devido a isso Descartes obteve sozinho o mérito na “criação” da Geometria Analítica.

      A Geometria Analítica é o ramo da Matemática que associa, num único processo, a Aritmética, a Álgebra e a Geometria dos tempos antigos. Esse processo associa números a pontos de um gráfico e equações a figuras geométricas. Fundamentados na Geometria Analítica os matemáticos construíram muitos capítulos das ciências exatas, sobretudo a maior parte da Matemática Moderna.

Lembrando que os outros dois livros do apêndice do Discours de Descartes são:
La Dioptrique (segundo livro) onde aparece a primeira publicação da Lei da Refração e Les Météores (terceiro livro) que apresenta a primeira explicação - na História da Ciência - sobre o Arco-Íris.



Para Saber Mais:

YOUSSEF, Antonio Nicolau. FERNANDEZ, Vicente Paz. Matemática Conceitos e Fundamentos, volume 1. Editora Scipione, São Paulo – 1995

BOYER, Carl B. História da Matemática (A History Of Mathematics, 1991 – Tradução: Elza F. Gomide), 2a edição. Editora Blucher Ltda, São Paulo, 1996.




la Géométrie
Locos Planos et Solidos Isagoge