Tecnologias Informáticas, salas de aula e aprendizagens matemáticas, vol 3
- primeira edição - autor Marcelo Almeida Bairral - Série InovaComTic.
- primeira edição - autor Marcelo Almeida Bairral - Série InovaComTic.
Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - EDUR - 2010
UFRRJ/IE/DTPE
Disciplina: Ensino de Matemática II
Professor: Marcelo Almeida Bairral, UFRuralRJ, mbairral@ufrrj.br
Atividades para serem realizadas em algum software geometria dinâmica
(Cabri, GeoGebra, Régua e Compasso, CInderella, Geometer Sketchpad etc.)
- Selecione a ferramenta Polígono
regular. Clique em dois pontos (lugares) da área de trabalho e quando aparecer
uma caixa, apague o número 4 e digite 5. Clique em aplicar. Surgirá um
pentágono. Use o mesmo procedimento para construir polígonos de lado 6, 7,
8, 9, 10, 12 e 20. (Linguagem do
Geogebra)
- Desenhe um segmento e sua mediatriz.
Marque um ponto sobre a mediatriz e ligue-o a cada extremo do segmento.
Meça os segmentos formados. Movendo o ponto sobre a mediatriz faça duas
observações, justificando-as.
- O bissectograma é o quadrilátero que
se obtém por interseção das bissetrizes dos quadro ângulos de um
quadrilátero. Nem sempre o bissectograma existe. Para determinados
quadriláteros o bissectograma é um quadrilátero particular. Que relação
existe entre o quadrilátero inicial e o bissectograma? Por que isso
acontece? O que acontece se for um trapézio isósceles? Alguma outra
descoberta que você gostaria de socializar com o seu professor e com seus
colegas?
- Construa um quadrilátero qualquer e
marque o ponto médio de cada um de seus lados. O que você pode dizer sobre
o quadrilátero formado pela união destes pontos médios? Justifique sua
resposta.
- Em uma escola onde os alunos trabalham
com software de geometria dinâmica, o professor propôs o seguinte problema: três cidades decidiram, conjuntamente,
construir um aeroporto. No entanto, os prefeitos estão em dúvida sobre a
melhor localização do aeroporto. Na sua opinião, em que lugar deveria ser construído o aeroporto? Para
responder a este problema, Marcos (de 13 anos) pensou e sugeriu as
seguintes idéias:
a) Considerar
o aeroporto equidistante das duas cidades maiores.
b) Considerar
o aeroporto equidistante das três cidades.
c) Considerar
o aeroporto situado em um ponto tal que a soma das três distâncias desde este
ponto a cada uma das cidades seja mínima.
Utilize um software de
geometria dinâmica e analise cada resposta de Marcos. Elas fazem sentido? Que
solução seria resolvida mais facilmente? Por que? Que dificuldades/facilidades
estariam envolvidos em cada resposta?
Referências
BAIRRAL, M. A.; GIMÉNEZ, J. Geometria para o 3º
e 4º ciclos pela Internet. Seropédica: Edur, 2004.
VELOSO, E., FONSECA,
H., PONTE, J. P., & ABRANTES, P. (Eds.). (1999). O ensino da
Geometria no Virar do Milénio. Lisboa: Dep. Educação / Fac. Ciência /
Universidade de Lisboa.
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